Quem somos

Conheça mais sobre a gente

Criado em 14 de dezembro de 2004, o IGIS - Instituto da Gestão e Inovação da Saúde é uma associação privada sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regida por Estatuto próprio e pela legislação em vigor.

O IGIS, anteriormente denominado Instituto Meridional, teve como mantenedor o Hospital Meridional, e nasceu da ideia de oferecer à comunidade um meio acessível de tratamento e prevenção de doenças, além de oferecer treinamentos, palestra e campanhas de conscientização relacionadas à saúde e qualidade de vida.

Em 17/10/2018, o Instituto Meridional passou a utilizar a razão social IGIS - Instituto da Gestão e Inovação da Saúde, mantendo os mesmos padrões de qualidade de gestão. Durante seus 14 anos de existência, o IGIS ampliou seu portifólio de serviços, indo além da prestação de assistência social à comunidade em geral com atividades desenvolvidas principalmente na área de educação em saúde.

O Instituto amadureceu e trabalhou seu crescimento e auto sustentabilidade, através de serviços na modalidade de gestão e assessoria e consultoria técnica em administração hospitalar, visando seguir a tendência de terceirização dos serviços de gestão dos municípios e estados, das entidades congêneres ou não, e também aos estabelecimentos próprios e privados.

Possuindo uma equipe dotada de expertise e experiência em gestão hospitalar, com procedimentos operacionais próprios, manual de compras de insumos e equipamentos e gestão de RH, o IGIS foi o responsável pela consultoria de gestão hospitalar dos Hospitais São Francisco, Praia da Costa, São Luiz, pela implantação do programa de Classificação de Risco no Pronto Socorro do Hospital Meridional, sendo o primeiro Hospital do Espírito Santo aceito na Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. Também foi responsável pelo gerenciamento do Centro de Transplante do Hospital Meridional.

Implantou o programa de Residência Multidisciplinar em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, único programa de residência dessa especialidade no Estado do Espírito Santo, bem como programas de Residência Médicas nas áreas de Anestesiologia e Cirurgia Geral do Hospital Meridional, dando todo o suporte para a formação dos residentes nas respectivas especialidades.

Em junho de 2019 o contrato de gerenciamento e operacionalização do Pronto Atendimento Monsenhor Rômulo Neves Balestrero (PA do Trevo) localizado em Cariacica, onde atuou com a gestão há mais de 02 (dois) anos, em MAIO de 2022 contrato foi encerrado .Além do Pronto Atendimento Dr. Antônio Batalha de Barcellos (PA da Glória), localizado em Vila Velha, onde está atuando desde o ano de 2015.

Apesar dos inúmeros desafios, o IGIS tem desenvolvido um trabalho de excelência na gestão das Unidades de Saúde em Vila Velha e Cariacica, o que tem sido demonstrado através do reconhecimento e confiança da população.

O IGIS realiza ainda várias atividades no âmbito da gestão hospitalar e implantação de serviços de alta complexidade, se tornando a Organização Social referência em pronto atendimento no Município de Vila Velha e Cariacica.

Em dezembro de 2021, após um processo licitatório elaborado pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, para firmar contrato de gestão como Organização Social, o IGIS, assumiu o contrato de gerenciamento e operacionalização da UPA Zilda Arns (UPA Riviera), garantindo atendimento médico de qualidade para a população da região 5 de Vila Velha. Apesar dos inúmeros desafios, o IGIS tem desenvolvido um trabalho de excelência nas Unidades, quebrando paradigmas e atingindo um padrão de alta qualidade no atendimento à população que utiliza o SUS, o que tem sido demonstrado através do reconhecimento e confiança da população.

O IGIS realiza ainda várias atividades no âmbito da gestão hospitalar e implantação de serviços de alta complexidade, se tornando a Organização Social referência em Pronto Atendimento nos Municípios de Vila Velha e Cariacica, sendo o único que gerencia mais de uma unidade de Pronto Atendimento no Estado do Espírito Santo.

Para cumprir sua missão e alcançar seus objetivos, o IGIS desenvolve sua própria capacitação através de protocolos de gestão hospitalar dentro dos padrões da Gestão da Qualidade: Promove a eficiência operacional através de melhorias nos processos de gestão, melhoria da estrutura física, compra de novos equipamentos e implantação de novos serviços próprios e terceiros; Estimula e promove a qualificação e capacitação de seus profissionais através de cursos, seminários, palestras; Reestruturação e ampliação do quadro de funcionários, gerando assim empregos e renda aos munícipes onde o IGIS realiza a gestão das unidades; Novos projetos e atividades voltados para a área de educação em saúde.

Missão

Prestar um atendimento de qualidade e desenvolvimento da educação em saúde, com foco na assistência social, com tecnologia adequada e excelência de resultado. Buscando sempre a valorização da vida, e contribuindo de forma decisiva para a melhoria dos serviços públicos.

 

Visão

Ser uma entidade reconhecida nacionalmente, pela qualidade da gestão e implementação de soluções inovadoras para as instituições e profissionais da saúde.

Valores

O IGIS coloca o seu público em primeiro lugar, por isso
tem como valor primordial a filantropia, além de:

  • Responsabilidade Social:

    posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo;

  • Inovação:

    exploração com sucesso de novas ideias;

  • Ética:

    compreendida como o conjunto de regras e preceitos morais de um indivíduo que deve ser aplicado através de avaliação de riscos e preocupações sociais das atividades de promoção do bem-estar dos pacientes;

  • Profissionalismo:

    competência técnica e responsabilidade pessoal para atingir os objetivos definidos;

  • Transparência:

    disseminar o acesso e a clareza nas informações da gestão;

  • Humanização:

    entregar um atendimento que possua respeito com a vida humana;

  • Qualidade:

    proporcionar a atenção especial na gestão das unidades de saúde, para que através da percepção da qualidade por parte do paciente, possamos criar e aperfeiçoar constantemente os serviços;

Prestar um atendimento de qualidade e desenvolvimento da educação em saúde, com foco na assistência social, com tecnologia adequada e excelência de resultado. Buscando sempre a valorização da vida, e contribuindo de forma decisiva para a melhoria dos serviços públicos.

 

Ser uma entidade reconhecida nacionalmente, pela qualidade da gestão e implementação de soluções inovadoras para as instituições e profissionais da saúde.

Criado em 14 de dezembro de 2004, o IGIS - Instituto da Gestão e Inovação da Saúde é uma associação privada sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regida por Estatuto próprio e pela legislação em vigor.

O IGIS, anteriormente denominado Instituto Meridional, teve como mantenedor o Hospital Meridional, e nasceu da ideia de oferecer à comunidade um meio acessível de tratamento e prevenção de doenças, além de oferecer treinamentos, palestra e campanhas de conscientização relacionadas à saúde e qualidade de vida.

Em 17/10/2018, o Instituto Meridional passou a utilizar a razão social IGIS - Instituto da Gestão e Inovação da Saúde, mantendo os mesmos padrões de qualidade de gestão. Durante seus 14 anos de existência, o IGIS ampliou seu portifólio de serviços, indo além da prestação de assistência social à comunidade em geral com atividades desenvolvidas principalmente na área de educação em saúde.

O Instituto amadureceu e trabalhou seu crescimento e auto sustentabilidade, através de serviços na modalidade de gestão e assessoria e consultoria técnica em administração hospitalar, visando seguir a tendência de terceirização dos serviços de gestão dos municípios e estados, das entidades congêneres ou não, e também aos estabelecimentos próprios e privados.

Possuindo uma equipe dotada de expertise e experiência em gestão hospitalar, com procedimentos operacionais próprios, manual de compras de insumos e equipamentos e gestão de RH, o IGIS foi o responsável pela consultoria de gestão hospitalar dos Hospitais São Francisco, Praia da Costa, São Luiz, pela implantação do programa de Classificação de Risco no Pronto Socorro do Hospital Meridional, sendo o primeiro Hospital do Espírito Santo aceito na Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. Também foi responsável pelo gerenciamento do Centro de Transplante do Hospital Meridional.

Implantou o programa de Residência Multidisciplinar em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, único programa de residência dessa especialidade no Estado do Espírito Santo, bem como programas de Residência Médicas nas áreas de Anestesiologia e Cirurgia Geral do Hospital Meridional, dando todo o suporte para a formação dos residentes nas respectivas especialidades.

Em junho de 2019 o contrato de gerenciamento e operacionalização do Pronto Atendimento Monsenhor Rômulo Neves Balestrero (PA do Trevo) localizado em Cariacica, onde atuou com a gestão há mais de 02 (dois) anos, em MAIO de 2022 contrato foi encerrado .Além do Pronto Atendimento Dr. Antônio Batalha de Barcellos (PA da Glória), localizado em Vila Velha, onde está atuando desde o ano de 2015.

Apesar dos inúmeros desafios, o IGIS tem desenvolvido um trabalho de excelência na gestão das Unidades de Saúde em Vila Velha e Cariacica, o que tem sido demonstrado através do reconhecimento e confiança da população.

O IGIS realiza ainda várias atividades no âmbito da gestão hospitalar e implantação de serviços de alta complexidade, se tornando a Organização Social referência em pronto atendimento no Município de Vila Velha e Cariacica.

Em dezembro de 2021, após um processo licitatório elaborado pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, para firmar contrato de gestão como Organização Social, o IGIS, assumiu o contrato de gerenciamento e operacionalização da UPA Zilda Arns (UPA Riviera), garantindo atendimento médico de qualidade para a população da região 5 de Vila Velha. Apesar dos inúmeros desafios, o IGIS tem desenvolvido um trabalho de excelência nas Unidades, quebrando paradigmas e atingindo um padrão de alta qualidade no atendimento à população que utiliza o SUS, o que tem sido demonstrado através do reconhecimento e confiança da população.

O IGIS realiza ainda várias atividades no âmbito da gestão hospitalar e implantação de serviços de alta complexidade, se tornando a Organização Social referência em Pronto Atendimento nos Municípios de Vila Velha e Cariacica, sendo o único que gerencia mais de uma unidade de Pronto Atendimento no Estado do Espírito Santo.

Para cumprir sua missão e alcançar seus objetivos, o IGIS desenvolve sua própria capacitação através de protocolos de gestão hospitalar dentro dos padrões da Gestão da Qualidade: Promove a eficiência operacional através de melhorias nos processos de gestão, melhoria da estrutura física, compra de novos equipamentos e implantação de novos serviços próprios e terceiros; Estimula e promove a qualificação e capacitação de seus profissionais através de cursos, seminários, palestras; Reestruturação e ampliação do quadro de funcionários, gerando assim empregos e renda aos munícipes onde o IGIS realiza a gestão das unidades; Novos projetos e atividades voltados para a área de educação em saúde.

O IGIS coloca o seu público em primeiro lugar, por isso tem como valor primordial a filantropia, além de:

  • Responsabilidade Social:

    posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo;

  • Inovação:

    exploração com sucesso de novas ideias;

  • Ética:

    compreendida como o conjunto de regras e preceitos morais de um indivíduo que deve ser aplicado através de avaliação de riscos e preocupações sociais das atividades de promoção do bem-estar dos pacientes;

  • Profissionalismo:

    competência técnica e responsabilidade pessoal para atingir os objetivos definidos;

  • Transparência:

    disseminar o acesso e a clareza nas informações da gestão;

  • Humanização:

    entregar um atendimento que possua respeito com a vida humana;

  • Qualidade:

    proporcionar a atenção especial na gestão das unidades de saúde, para que através da percepção da qualidade por parte do paciente, possamos criar e aperfeiçoar constantemente os serviços;

Protocolos de gestão hospitalar dentro dos padrões da Gestão da Qualidade:

Promove a eficiência operacional através dos serviços de gestão próprio e a terceiros;

Novos projetos e atividades voltados para a área de educação em saúde;

Reestruturação e ampliação do quadro de funcionários, gerando assim empregos e renda aos munícipes onde o IGIS realiza a gestão de unidade;

Estimula e promove a qualificação e capacitação de seus profissionais através de cursos, seminários, palestras;

O IGIS recebeu a qualificação como Organização Social de Saúde em nível:

Municipal (Município de Cariacica) Lei nº 4911/2012 e Dec. 58/2012.

Estadual (Secretaria de Estado da Saúde – SESA/ES) Lei nº 489/2009, Dec. nº 2484/2010 e nº Portaria 47/2011.

Municipal (Município de Vila Velha) Lei nº 6214/2019 e Dec. nº 352/2019.

Municipal (Município de Serra) Lei nº 3778 29 de setembro de 2011.

Municipal (Município de Viana) Lei nº 2.444/2012 e Dec. nº 175/2012.